Hora e Data

00:00:00

sábado, 5 de maio de 2012

Primeira Igreja Batista de Goiana - PE Brasil
desde 1892
                     Rumo aos 120 anos.




segunda-feira, 30 de abril de 2012

“... irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais, pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus”. (I Tessalonicenses 4.1-2)


Pastor Presidente: Pr. Elizel Silva.

domingo, 29 de abril de 2012


PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE GOIANA (1892)

A Igreja Batista de Goiana foi organizada em 1892, próximo do fim do ano, nessa cidade do litoral norte do Estado, pelo trabalho missionário de dois jovens alunos da classe teológica de William Edwin Entzminger - Emigdio Bento Alves e Juvêncio Índio do Brasil -, e, depois de Miguel Rezende, evangelista da igreja do Recife, que pregaram o Evangelho de Cristo na região litoral norte do Estado. O missionário Entzminger fez duas visitas, tendo batizado vários convertidos e nessa segunda visita, em fins de 1902, organizou essa igreja com sete membros, ficando sua diretoria assim constituída: pastor William Edwin Entzminger, diácono Jose Sabino, secretário e tesoureiro Miceno Rodrigues da Silva, evangelista Miguel Rezende.
Faziam parte da nossa igreja dois moços que francamente se tinham deixado imbuir do espirito evangelistico e que se chamavam Emydio Bento Alves e Juvêncio Índio do Brasil. Num rasgo de enthusiasmo, esses dois moços se abalançaram a empreender uma viagem de 90 leguas a pé, incluindo no seu itinerário a cidade de Goyanna. Foram os primeiros arautos que fizeram a propaganda Baptista em Goyana, sendo o seu trabalho premiado com a conversão de algumas pessoas. Na minha primeira visita a Goyanna baptizei a José Sabino e Miceno Rodrigues da Silva. E nessa conjuntura veio para os baptistas um jovem por nome Miguel Rezende que se declarava desejoso de consagrar sua vida a evangelização dos seus patrícios. Enviei-o a Goyanna como evangelista, onde ficou trabalhando. Antes do fim do anno de 1892 fui a Goyanna e baptizei mais 7 pessoas. Por ocasião dessa visita organizei a Igreja Baptista Goyannense com 9 membros, ficando a diretoria assim constituída: pastor, W. E. Entzminger; diácono, José Sabino; secretario e thesoureiro, Miceno Rodrigues da Silva e evangelista Miguel Rezende (MESQUITA: 1930, p. 27).

Infelizmente, o jovem evangelista que principiara tão bem, não perseverou na boa senda em que entrara, pois cedo se deixou cair nos laços de Satanaz e se eliminou das fileiras dos fieis que ele mesmo ajudara a constituir. Todavia o trabalho em Goyanna continuou e a custa de verdadeiros sacrifícios foi mantido através dos anos (ENTZMINGER: OJB 1928, p. ) Ao mesmo tempo, a franqueza manda dizer que a semeadura ali feita nunca deu frutos com a abundancia que se esperava no principio. Sem contestação, o progresso pachorrento do Evangelho nesse lugar não era devido à falta de pujança da semente lançada, mas à terra pedregosa e árida que a recebia. (Entzminger, OJB 1928)

O pastor Eloy Correia de Oliveira assumiu, em 1906, juntamente com a IB Moganga (Siriji) o pastorado da Igreja Batista de Goiana, para onde se mudou com a familia. Na zona rural de Goiana, no Engenho Jardim, em 19 de julho de 1906, ele batizou vinte e duas (22) pessoas de duas famílias aparentadas, e organizou a Igreja Batista de Jardim, mais tarde denominada Igreja Batista de Lagedo, por haver se mudado para o Engenho desse nome.